segunda-feira, setembro 05, 2011

Oficina Gratuita de Música Africana

    A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove uma oficina gratuita de “Percussão Criativa e Canto” com ênfase na música africana e afro-brasileira, no dia 6 de setembro (terça-feira), das 14h às 17h, na Sala A2B2. As vagas são limitadas a 25 pessoas, que devem ser maiores de 15 anos.
    Quando se fala em música africana vê-se logo a imagem de um negro africano tocando Djembe, mas a tradição musical africana é muito mais rica e variada. Lá existem não somente os instrumentos membranofonicos (tambores), mas também idionfônicos - que não necessitam de uma membrana para soar - e em especial, os lamelofônicos, como Kalimbas, Sanzas, e Mbiras, do qual trata esta oficina. O objetivo é trazer um pouco deste universo pouco conhecido e explorado e contar um pouco da trajetória histórica dos povos que se utilizam dos instrumentos característicos, assim como a função social dos mesmos.
    O ministrante é Mico Louruz, percussionista portoalegrense radicado na Antuérpia, desde 1994, onde iniciou seus estudos em percussão com mestre Moa do Kate. Na Bélgica desenvolveu estudos de percussão afro-cubana com Didier Labarre e Reinaldo Hernandez e de percussão indiana, com Mani Shankar e Sandip Batacharya, ambos residentes em Benares. Possui uma oficina de construção de instrumentos e, faz acompanhamento em shows como free lancer e tem seu próprio grupo de percussão, que toca várias vertentes: bossa-nova e jazz, dentre outros estimos. Especializou-se em acompanhamento para aulas de dança de inspiração africana e afro-brasileira, tendo trabalhado com os bailarinos Mano Amaro, Fanny Heuten (Bélgica), Bode Owa (Nigéria) e Vicent Harisdo (Benin).
    Apresentou-se ao lado de diversos músicos de variados estilos, como Dre Pallemarts, Alexia Waku, percussionista brasileiro radicado em Nova Iorque.



QUANDO: 6 de setembro de 2011 (terça-feira)
HORÁRIO: das 14h às 17h
ONDE: Sala A2B2 – 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
QUANTO: Gratuito
INSCRIÇÕES: telefone: (51) 3308 3933, ou Núcleo de Projetos Especiais – 2º andar da CCMQ, ou pelo e-mail projetosespeciais@ccmq.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário